sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Uso Corporativo de WhatsApp

Fenômeno WhatsApp 
O fenômeno WhatsApp é uma verdade mundial, o aplicativo informou que 42 bilhões de mensagens são compartilhadas todos os dias, com direito a 1,6 bilhão de fotos e 250 milhões de vídeos. O aplicativo já acumula um bilhão de grupos.
  Números tão expressivos fazem do WhatsApp uma ferramenta de uso pessoal e corporativo, já constatado que mais de 55% das organizações já utilizam o aplicativo. (pesquisa da Embratel). O uso corporativo do WhatsApp já está consolidado, principalmente pelas vantagens que ele apresenta: é rápido, gratuito (necessita apenas de uma conexão com a internet para funcionar), móvel e versátil.
  Entretanto o uso do WhatsApp no modelo corporativo exige  algumas regras para que a ferramenta não atrapalhe ao invés de ajudar
Grupos de WhatsApp
A função mais usada e desejada do  WhatsApp permite reunir várias pessoas, facilitando o contato ao mesmo tempo, tornando seu uso para a comunicação entre uma equipe de trabalho muito  interessante, uma vez que permite que o líder coordene e enxergue seu time de uma maneira simples.
  Porem é preciso ter atenção a alguns requisitos:
  1) Grupos por setor da empresa devem contemplar a todos, uma vez que deixar determinado funcionário de fora pode causar constrangimentos.
  2)Mensagens enviadas pelo grupo devem ser relevantes para todos no grupo.
  3) Não se deve utilizar o grupo para fazer cobranças ou elogios individuais.
  4) Não misturar linhas corporativas e pessoais adicionadas em grupos da empresa.
Instalação
Nenhum funcionário é obrigado a instalar o WhatsApp ou qualquer outro tipo de aplicativo de mensagens no seu aparelho pessoal. Levando em consideração que 73% das empresas brasileiras, oferecem celulares corporativos para os seus funcionários, não há restrição neste caso a obrigatoriedade.
  Sendo um recurso da empresa, o aparelho deve vir com o aplicativo para uso corporativo, importante não aceitar propostas mistas, como o uso do aplicativo pessoal do funcionário, pois o mesmo não deseja criar outro numero de WhatsApp. O uso do aplicativo pessoal de forma corporativa, confronta direitos e deveres trabalhistas.
Horário de mensagens
Estamos conectados 24 horas por dia a todos os serviços  inclusive WhatsApp, porem é importante entender que essa disponibilidade não significa uma jornada de trabalho estendida.
  O horário de folga deve ser sempre respeitado. Sempre solicitado fora do expediente, mesmo via WhatsApp o colaborador adquire o direito de cobrar pelo tempo de trabalho, e ainda, gera a continuidade do tempo de termino do expediente ate o recebimento e resposta da mensagem como tempo disponível a empresa.
  Recomenda-se o não uso da ferramenta fora do horário de expediente, inclusive mensagens enviadas aos grupos corporativos, o que neste caso gera o vinculo a todos os envolvidos ou participantes do grupo.
Assuntos e Emoticons
Nesse caso é o bom senso. As mensagens mais informais devem ser permitidas apenas de maneira esporádica e, claro jamais devem ser ofensivas para nenhum tipo de público.
  Uma regra geral tem sido usada como base : cerca de 60% das mensagens trocadas no aplicativo devem ser estritamente ligadas ao trabalho, 30% a assuntos correlatos à empresa e apenas 10% para trivialidades, sempre evitando : política, religião e futebol, que não têm espaço no WhatsApp corporativo.
  Os Emoticons devem ser evitadas ao máximo, pois trazem ambiguidades para suas mensagens, as "carinhas" do WhatsApp não  devem ter  uso nos grupos de trabalho. Utilize-as apenas em ocasiões muito específicas, como datas comemorativas. 





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